Em Pedra Branca educação indígena é debatida em audiência pública
A aldeia Aramirã, em Pedra Branca do Amapari, foi palco de uma ação de promoção do empoderamento indígena. A iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá abordou por meio de audiência pública a educação cívica indígena e a sua participação no processo eleitoral a fim de garantir representatividade justa e precisa dos povos originários.
Durante o evento, líderes das aldeias da etnia Wajãpi expressaram diversas demandas, incluindo a necessidade de aumentar o número de seções eleitorais disponíveis durante as eleições e a importância do transporte para facilitar a participação nos dias de votação.
O presidente do TRE Amapá, desembargador João Guilherme Lages, destacou a importância de fortalecer a voz e a presença dos povos indígenas na esfera política e enfatizou o compromisso contínuo do Tribunal em garantir a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, independentemente de sua origem étnica.
“Foi fantástico! A comunidade indígena participou efetivamente e isso nos proporcionou avaliar quais são as demandas que vamos precisar para o ano que vem. Tudo isso reflete na melhora do serviço eleitoral”, disse Lages.
A prefeita Beth Pelaes parabenizou pela iniciativa do TRE Amapá e destacou que a ação, ao reforçar a importância da escolha de representantes indígenas, estimula a representação da mulher indígena na política. “A nossa Câmara de Vereadores é um espaço oportuno para que as mulheres ocupem o seu lugar na política”, disse a prefeita.
Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/