Posição estratégica do Porto de Santana vira referência para mercados da Ásia, Europa e África

Posição estratégica do Porto de Santana vira referência para mercados da Ásia, Europa e África

O diretor presidente da Companhia das Docas de Santana (CDSA), no Amapá, Edival Tork, vem colhendo bons frutos de sua duradoura gestão no cargo, graças ao dinamismo e à posição estratégica do porto que está situado mais próximo da Ásia, Europa e África, diminuindo custos e distâncias no processo de  exportação e importação.

“Um navio proveniente da China está chegando em nosso porto nesta semana Edival Tork, Presidente das Docas de Santana trazendo biofertilizantes, placas de energia solar e outros equipamentos e levará daqui nosso commodities como grãos e minérios, abrindo novos caminhos para o desenvolvimento regional” afiança Tork.

O cavaco de madeira, oriundo da indústria madeireira da região, ainda é o produto mais demandado concorrendo com a bauxita, minério de ferro e agora, a produção de grãos como soja e milho, que vem crescendo exponencialmente.

O porto de Santana pertence à prefeitura  da cidade e merece toda a atenção do prefeito Sebastião “Bala” Rocha, que acredita no crescimento das exportações e sua importância no processo de desenvolvimento do Amapá, ainda mais com a perspectiva da perfuração do poço de petróleo na costa do atlântico.

O cavaco de madeira, oriundo da indústria madeireira da região, ainda é o produto mais demandado concorrendo com a bauxita, minério de ferro e agora, a produção de grãos como soja e milho, que vem crescendo exponencialmente. “Nosso porto tem um calado de 11,50 m mas pretendemos atingir cerca de 12 metros para recebermos, futuramente,  navios de até 70 toneladas de carga e tornarmos a porta de entrada para a região norte passando a trabalhar com containers e novas tecnologias”, assevera Edival.

Atualmente o porto possui apenas dois berços, porém há interesse crescente do Ministério de Portos em ampliar essa estrutura investindo também na qualificação de pessoal, cursos técnicos e concurso público. “O porto tem papel fundamental no crescimento econômico da região transformando o Amapá em centro exportador principalmente com a exploração do petróleo”, destaca Tork.

Comente pelo Facebook

Redação Santana360

Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/