CEA Equatorial segue investindo na ampliação e melhoria das subestações do Amapá

A CEA Equatorial continua investindo na melhoria do sistema elétrico do Amapá e realizou a aquisição de dois novos transformadores de potência para as subestações de energia do estado. Um transformador possui nível de tensão em 69/13,8 kV com 40 MVA de potência e o outro um nível de tensão em 138/13,8 kV e 33 MVA de potência nominal.
Esses equipamentos desempenham um papel essencial nas subestações de energia, sendo responsáveis pela transformação dos níveis de tensões elétricas, de forma a garantir a distribuição eficiente e segura da energia através das redes de distribuição.
Os transformadores de 40 e 33 MVA são equipamentos robustos, com automação e proteção modernas e grande capacidade de transformação de energia elétrica, sendo, portanto, considerados estratégicos ao sistema de Distribuição do Amapá por conseguir atender o suprimento de qualquer transformador de potência de nossa operação.
Esses equipamentos funcionarão como reserva operacional e estarão prontos para entrar em ação em qualquer uma das subestações do estado caso algum equipamento atual necessite ser substituído. Juntos, eles têm capacidade de atender quase 50 mil residências e estabelecimentos, assegurando que o sistema de energia continue funcionando sem interrupções para a população. O investimento é no valor de R$ 5,5 milhões.
Para o Executivo de Manutenção de Alta Tensão da CEA Equatorial, Igor Cordeiro, a aquisição é fundamental para que o sistema elétrico do estado traga conforto à população.
“Em média um transformador desse porte leva de 12 a 18 meses para ser fabricado e por isso é tão importante termos equipamentos como esses de prontidão. Essa compra gera maior confiança e segurança ao nosso trabalho. Caso algum transformador já existente em alguma das 19 subestações apresente algum problema, teremos outros dois equipamentos para substituir”, disse.
Automação
O Grupo Equatorial tem investido na automação do sistema elétrico e utiliza tecnologias avançadas para monitorar e controlar os equipamentos que compõem o sistema, como transformadores, subestações e linhas de distribuição. Na prática, isso significa que a rede consegue identificar problemas, como falhas ou interrupções, de forma automática e em tempo real, permitindo uma resposta mais rápida e eficiente com diagnósticos precisos.
Com essa iniciativa, o Grupo Equatorial reafirma seu compromisso em oferecer energia confiável e de qualidade para as famílias do Amapá, contribuindo para o desenvolvimento do estado.
Subestação
No Amapá, 19 subestações estão em operação e dentro delas os transformadores são os principais equipamentos existentes. Em Santana, uma nova subestação está sendo construída e será entregue ainda no primeiro semestre de 2025. A Subestação Forte Cumaú, localizada no bairro Hospitalidade, terá dois transformadores de força de 20/26,5 MVA e os novos transformadores adquiridos poderão também ser usados na nova subestação quando já estiver em funcionamento em caso de necessidade.

Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/