PMS: Plano de Contingência e Defesa Civil visa próximas chuvas e maré alta

PMS: Plano de Contingência e Defesa Civil visa próximas chuvas e maré alta

Por Jonhwene Silva

Na noite de segunda-feira, (17), foi apresentado e discutido o Plano de Contingência e Defesa Civil da Prefeitura de Santana, visando o período de fortes chuvas que se aproxima, junto com a maré alta, que podem resultar no transbordamento de canais e alagamento. O documento servirá para traçar ações emergências no município.

O Plano de Contingência e Defesa Civil foi elaborado ouvindo autoridades do setor e moradores dos bairros. O documento avalia situações, cria medidas para desastres naturais, relacionados principalmente às chuvas e põe em prática procedimentos, atribuições, além de responsabilidades nos casos emergências. Atualmente, a Defesa Civil Municipal, junto com órgãos da gestão tem atuado de maneira preventiva na limpeza de canais e córregos, a fim de evitar problemas.

Ações preventivas estão ocorrendo desde o mês de janeiro.

Participaram da reunião membros de secretarias Municipais, Ministério Público Estadual (MPE), Corpo de Bombeiros (CBM-AP), Batalhão Ambiental (PMBA-AP), vereadores, representantes de associações de moradores e da sociedade civil organizada. Uma das preocupações da gestão municipal é minimizar os impactos dos alagamentos, caso ocorram.

“O objetivo desse documento é principalmente, diminuir o sofrimento das pessoas, das famílias nos casos em que os alagamentos forem inevitáveis. A ideia sempre é buscar tranquilizar, dialogando para traçarmos medidas técnicas e com isso diminuir os danos, e transtornos. Já existem projetos, no caso da macrodrenagem, que visam diminuir os impactos da chuva em alguns bairros de Santana”, pontou o prefeito Bala Rocha.

A recentes chuvas têm deixado em alerta as autoridades municipais. No último sábado, as chuvas aliadas com a maré alta, provocou pontos de transbordamento em diversos pontos do município. A Defesa Civil já montou uma central de comando ou base operacional, já que a previsão é que nos próximos dias, a mesma situação possa se repetir.

Nos próximos dias, diversas ações de orientações e divulgação, deverão ser realizadas para orientar a população. Henrique Domingues, líder comunitário do Bairro Novo Horizonte, manifestou preocupação em relação a áreas de pontes da comunidade, que anualmente são atingidas por alagamentos.

“No nosso bairro, temos essa situação que é característica em virtude da existência das pontes e por isso, chamamos desde já, a atenção das autoridades para o Novo Horizonte. Acho que é válida esse plano e tenho certeza de que vai chegar as informações para as nossas famílias que mais necessitarem”, destacou.

Na intenção de auxiliar a população nos casos de emergência, a Defesa Civil Municipal, disponibilizou o número de contato: 96-99102-5331, para as pessoas estiverem em situação de risco.

Comente pelo Facebook

Redação Santana360

Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/