Casal especializado em praticar crimes pela Internet é preso em Santana

Casal especializado em praticar crimes pela Internet é preso em Santana

Nesta sexta-feira, 22, a Polícia Civil do Amapá (PC-AP), por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos, desmantelou um esquema de crimes digitais ao prender um casal de jovens, de 18 e 20 anos de idade, especializados em fraudes pela internet. As prisões ocorreram no bairro Remédios I, em Santana, por meio do cumprimento de mandado de preventiva. 

Ação da dupla foi descoberta e acabaram presos no Bairro Remédios I.

De acordo com o Delegado Nicolas Bastos, responsável pela investigação, o casal estava envolvido em atividades criminosas em fóruns online, onde trocavam conhecimentos sobre inovações em crimes cibernéticos com comparsas de todo o Brasil.  As ações fraudulentas incluíam anúncios falsos de doações, nos quais cobravam apenas o frete, e vendas fictícias em plataformas comerciais e redes sociais. As vítimas, ao efetuarem o pagamento, eram bloqueadas, impossibilitando qualquer contato posterior com os estelionatários. 

“Avançando em suas práticas criminosas, o casal começou a explorar um tipo mais sofisticado (e mais lucrativo) de crime: a invasão de dispositivos. Por meio de falsas identidades como funcionários de instituições bancárias, enganavam as vítimas dizendo que suas contas estavam sob ataque. Após estabelecerem essa narrativa, induziam as vítimas a instalar aplicativos maliciosos. Com esses aplicativos instalados, os criminosos tomavam controle dos dispositivos das vítimas, acessando contas bancárias, realizando empréstimos e transferindo recursos para contas de terceiros conhecidas como ‘laranjas’. Apesar da complexidade desse tipo de crime, que apresenta desafios consideráveis no ambiente virtual, a PC-AP continua a mostrar eficácia em suas operações, conseguindo identificar e deter líderes de atividades criminosas cibernéticas, tanto no estado quanto em outras regiões do Brasil”, explicou o Delegado. 

O casal preso, que responderá pela prática do crime de fraude eletrônica, será encaminhado ao IAPEN.

Comente pelo Facebook

Redação Santana360

Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/