Em Santana, dados mostram aumento no número de casos de HIV; AIDS diminui
A Superintendência de Vigilância em Santana do Estado (SVS), apresentou os dados relacionados ao HIV e AIDS, no segundo maior município do estado, Santana, com cerca de 112 mil habitantes e fica na Região Metropolitana de Macapá. Os números fazem uma relação entre os anos 2021 e 2022 e serve para traçar políticas de prevenção.
De acordo com o levantamento de casos do Vírus de Imunodeficiência Humana (HIV), de 2021 para 2022 os dados mostram um crescimento de 20 para 40 notificações. São pessoas que apresentam diagnóstico, mas sem sinais e sintomas da infecção. Fatores como: a oferta de diagnostico, seja na rede pública ou privada aumento, a notificação foi aprimorada e a pandemia, podem ser o reflexo desse aumento.
Nos casos da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS), que são pessoas que possuem HIV e apresentam sintomas. Neste sentido, enquanto em 2021 houve 14 notificações, em 2022 esse número caiu para 10. De acordo com o subsecretário de Saúde de Santana, Plínio da Luz, esse aspecto de alguma forma pode ser considerado positivo, pois leva a crer que os mesmos estão se cuidando, tomando os medicamentos com o uso adequado.
“É importante ressaltar as diferenças entre as duas siglas e ressaltar os pontos positivos e negativos. Destacar ainda que o ministério da saúde preconiza que após os diagnostico positivo da doença, se inicie o tratamento imediatamente”, finalizou.
Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/