UTI Neonatal de Santana realiza programação alusiva ao Dia da Prematuridade

UTI Neonatal de Santana realiza programação alusiva ao Dia da Prematuridade

Com o tema: “Mamãe eu quero colo”, a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do Hospital Estadual de Santana, iniciou nesta quarta-feira, 16, a semana da prematuridade. A ação faz parte do “Novembro Roxo”, mês internacional dedicado à sensibilização da prematuridade.

Mamães e papais participaram de palestras.

A data 17 de novembro é considerado o Dia Mundial da Prematuridade e serve como alerta para as famílias, sobre o número elevado de partos prematuros, causas e consequências. Na programação em Santana, as mães participam de palestras, orientações médicas e importância do acompanhamento no pré-natal.

“Aqui as mães vão participar de palestras e principalmente, orientações quanto a importância do pré-natal. Temos um visto um índice muito elevado de nascimentos de bebês prematuros e o nosso objetivo é promover a conscientização. Além disso, promover a humanização com toda a equipe de atendimento da uti neonatal”, explicou Márcia Pantoja que é enfermeira do Hospital Estadual de Santana.

Bebês foram fantasiados super heróis como parte da programação.

Além das orientações, as mães e pais irão participar de uma sessão de fotos com os bebês que estarão fantasiados com temas específicos e que reforçam a importância o fator humano nos casos de prematuridade. Cleide Sobrinho, palestrou para as mães e no seu relato de vida, conta a história de superação quando teve um filho prematuro.

“Eu conto para elas, a minha história quando tive meu filho. Dessa forma, procuro incentivar a terem um acompanhamento médico e da importância da preparação para o parto. Nos casos de quem teve um bebê prematuro, eu reforço a importância de buscar forças para a superação das dificuldades. Pois, sabemos que essas mulheres ficam muito fragilizadas quando isso ocorre”, disse Cleide.

Novembro Roxo

O Novembro Roxo é uma tentativa das autoridade de saúde de combater a mortalidade infantil, integrando ações neonatal e pós-neonatal. A preocupação se refere ao maior risco de morte de crianças que nascem prematuramente. Principalmente, em virtude de complicações durante o nascimento prematuro ou infecções adquiridas.

Comente pelo Facebook

Redação Santana360

Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/