Membros do MP-AP e SEME, buscam resolver falta de vagas e profissionais nas escolas de Santana

Membros do MP-AP e SEME, buscam resolver falta de vagas e profissionais nas escolas de Santana

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude (PJIJ) de Santana, promoveu, na terça-feira (07), de forma virtual, reunião com os representantes da Secretaria de Estado de Educação do Amapá (Seed) e da Secretaria Municipal de Educação de Santana (Seme). 

Durante o encontro on-line, o MP-AP visou uma nova tentativa de solucionar extrajudicialmente as demandas de falta de vagas escolares na rede pública de ensino e a carência de profissionais de apoio especializado para atender alunos com deficiência. 

Encontro virtual com representantes do MP-AP e SEME-Santana.

Participaram da reunião os representantes da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (SAGEP/SEED), João Montagounian; a gerente do Núcleo de Educação Especial (NEES/SEED), Maria Rosa Lopes; gerente da Unidade de Controle e Lotação e Movimentação (UCOLOM), Maria Rodrigues e o titular da Secretaria Municipal de Educação de Santana, Amarilson do Amaral, o secretário adjunto de Gestão e Planejamento de Santana, Felipe Gomes; a coordenadora de Inovação e Dados da Secretaria Municipal, Maria Sanches. Também presentes a pedagoga Bruna da Costa e o assessor de promotor de Justiça, José Araújo dos Santos Neto. 

Os promotores de Justiça José Cantuária Barreto e Miguel Montiel Ferreira destacaram as demandas espontâneas que as Promotorias de Justiça da Infância e Juventude de Santana receberam da população e do Conselho Tutelar de Santana, no ano de 2022, destacando que já foram instauradas mais de 250 notícias de fato, das quais aproximadamente 230 tratam sobre solicitação de matrícula escolar e 20 a respeito da disponibilização de cuidador, professor tutor ou intérprete de Libras. 

Os membros do MP-AP pontuaram acerca da necessidade de ação imediata para o atendimento das demandas, em especial para a ampliação da oferta de vagas nas redes públicas municipal e estadual. 

Além disso, os promotores de Justiça ressaltaram a imprescindibilidade da realização de levantamento do quantitativo de profissionais de apoio especializado necessários para atender alunos com deficiência, a fim de serem contemplados nos próximos concursos da educação.

Comente pelo Facebook

Redação Santana360

Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/