PMS e GEA fortalecem atenção psicossocial de crianças e adolescentes com reabertura do CAPSi

PMS e GEA fortalecem atenção psicossocial de crianças e adolescentes com reabertura do CAPSi

A Prefeitura de Santana, com apoio do Governo do Estado, entregou à população, na última quarta-feira, 29, o novo espaço do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil- CAPSi Santana. O centro será referência no acolhimento de famílias com crianças e adolescentes que apresentem sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais, fortalecendo a atenção psicossocial infantojuvenil na Rede de Atenção Básica à Saúde.

Durante a reabertura da unidade, o prefeito de Santana, Bala Rocha, agradeceu à equipe da Secretaria de Estado da Saúde e à direção da Casa da Hospitalidade, por terem abraçado o serviço e conduzido os atendimentos no município e reforçou que a unidade foi aberta para cuidar das pessoas.

“Estamos trabalhando a inclusão, reorganizando, acolhendo e fortalecendo a promoção à saúde através das parcerias com o Governo do Estado, com a bancada federal e com as instituições organizadas”, disse o gestor.

“A Prefeitura é apenas um instrumento para o acolhimento dessas famílias. Nós estamos trabalhando a inclusão, reorganizando, acolhendo e fortalecendo a promoção à saúde através das parcerias com o Governo do Estado, com a bancada federal e com as instituições organizadas”, disse o gestor.

A reabertura da unidade contou com a parceria da deputada federal professora Marcivânia Flexa, que destinou recursos no valor de R$ 50 mil para aquisição de equipamentos e mobiliários. “A gestão pode contar conosco em todas essas lutas, para que as famílias tenham um local adequado para acolhimento e tratamento. Parabéns ao poder público por estar atento ao fortalecimento da saúde mental e investir”, frisou a parlamentar.

Atendimento

O CAPSi é resultado de acordo entre a Prefeitura de Santana e o Governo do Estado, com a cessão de profissionais disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde. O centro ofertará serviços de atendimento médico com psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos em enfermagem e assistentes sociais, em atendimentos individuais e coletivos.

O secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes, mencionou as diretrizes do Ministério da Saúde que visa a expansão da rede de CAPS, os serviços de residências terapêuticas e as unidades de acolhimento, e parabenizou o Município. “Parabéns a toda a equipe da Prefeitura, pelo fortalecimento de um serviço tão importante que vai cuidar de pessoas”, disse.

O CAPSi atenderá crianças e adolescentes que apresentem prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. A unidade inicia os atendimentos no próximo dia 03 de janeiro.

“Fiquei muito feliz, agora eu sei que nós, pais de crianças com autismo e outros transtornos, teremos acesso a um acompanhamento especializado adequado”, comemorou a moradora Denise Lima.

A unidade conta com uma sala de acolhimento, quatro consultórios multidisciplinares, uma recepção e uma brinquedoteca. Há ainda sala administrativa, além de outras dependências como banheiros e cozinha.

Comente pelo Facebook

Redação Santana360

Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/