No Amapá, famílias moram a um metro de ferrovia e geram impasse para mineradora que quer reativar estrutura
A Estrada de Ferro do Amapá, desativada desde 2014, pode retomar as atividades num prazo de três anos. Mas, para isso, há um grande desafio: o que fazer com as famílias que moram às margens da ferrovia? Os trilhos chegam a ser o quintal das casas ou estão à frente mesmo das construções, a cerca de um metro de distância.
Os trilhos servem de caminho para os trens que transportam minério extraído de Pedra Branca do Amapari., no interior do estado até Santana, na Região Metropolitana de Macapá. Mas as atividades da antiga mineradora do empresário Eike Batista paralosaram há sete anos, após uma crise com o desabamento do Porto de Santana.
A DEV Mineração foi quem assumiu as operações do setor mineral no estado em 2019. A empresa pretende retomar a extração de minério, usar a Estrada de Ferro do Amapá e reativar área do Porto que desabou em Santana. A meta é que tudo isso aconteça em até 3 anos.
Normas técnicas apontam que residências devem ficar a pelo menos 15 metros de cada lado dos trilhos de trem. Para garantir mais segurança, a DEV pensa em utilizar no estado o limite mínimo de 30 metros. No entanto, há casas no local que estão a cerca de um metro de distância do trilho. As estruturas já estão há anos na região.
Uma das famílias que devem ser afetadas pela reativação das atividades na Estrada de Ferro é a da dona de casa Nilza Aguiar. Ela diz que espera as propostas apresentadas pelas autoridades para decidir o que fazer.
“Tem que ver a condição que eles vão apresentar se tirarem as casas, porque a gente gastou aqui. Inclusive não era para ter deixado ninguém fazer casa aqui já que é área de risco”, opinou.
A Estrada de Ferro do Amapá liga Santana até Serra do Navio. Um levantamento já apontou que, nos 210 quilômetros de trilhos, são pelo menos 3 mil pontos críticos, onde há casas quase em cima da estrutura, além de entulhos.
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