Círio: romaria fluvial mostra a fé e devoção do povo amapaense à Nossa Senhora de Nazaré
Aconteceu na manhã do sábado, 9, o Círio Fluvial 2021, marcado por fé e emoção dos devotos de Nossa Senhora de Nazaré. A romaria fluvial saiu do Porto da Souzamar, em Santana, com chegada no Porto da NorteLog, no Rio Matapi.
“É uma tradição, Amapá é terra de rios e água em abundância. Tem muito do nosso povo que quase não sai de sua casinha na beira do rio, por isso o Círio Fluvial é um momento muito importante. Nossa Senhora lembra deles, e de todo o povo, então, é um momento religioso de emoção, fé e dignidade. Quando se fala em Amazônia, não podemos esquecer dos ribeirinhos”, lembrou o padre Rafael.
A romaria fluvial contou a presença do Bispo Dom Pedro José Conti que esteve acompanhado do prefeito de Santana Bala Rocha.
O padre Rafael afirmou que para 2022, espera que a pandemia tenha cessado e a grande procissão pelas ruas de Macapá seja retomada.
“Esperamos ano que vem retomar a nossa grande procissão, que é um marco da nossa religiosidade e fé. De qualquer forma, estamos celebrando dentro das medidas sanitárias nossas pequenas celebrações e homenagem à Virgem de Nazaré”, finalizou.
Após a peregrinação fluvial, a imagem seguiu para a romaria dos mototaxistas e ciclistas, evento tradicional durante o Círio em Macapá.
Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/