Doença de Haff: Prefeitura de Santana alerta a população para o consumo do pacu

Doença de Haff: Prefeitura de Santana alerta a população para o consumo do pacu

A Prefeitura de Santana alerta a população e reforça que o consumo de peixe da espécie pacu, associado aos casos suspeitos da Síndrome de Haff, conhecida como doença da “urina preta”, deve ser evitado temporariamente no município, conforme a recomendação da Superintendência de Vigilância em Saúde – SVS. No Amapá, seis casos já foram notificados e estão sendo monitorados pelas Autoridades Sanitárias.

Ressalta ainda que a proibição se restringe apenas à espécie pacu e orienta para que o consumidor fique atento ao pescado no momento da compra. Observe se o peixe está bem armazenado, tratado, conservado e em boa qualidade para o consumo.

Vigilância Sanitária de Santana tem intensificado fiscalizações e monitora a comercialização do pescado.

A Vigilância Sanitária Municipal manterá a fiscalização de cunho preventivo e informativo, tanto para os empreendedores de pescado, quanto para a população.

Em todo o Estado, profissionais de saúde estão atentos a pacientes que relatarem os principais sintomas, como dor de cabeça, vômito, dores musculares e, quando evolui, chega a ter a coloração da urina escurecida. Os sintomas costumam aparecer entre 2 e 24 horas após o consumo.

Comente pelo Facebook

Redação Santana360

Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/