Caramuru Alimentos apresenta plano de investimentos para Santana nos próximos anos
Nesta quarta-feira, 22, a empresa Caramuru Alimentos, que arrematou em leilão no mês passado a concessão para uso de área do Porto de Santana por 25 anos, em uma reunião técnica apresentou às autoridades do município e do estado, o plano de investimentos para atuação no Amapá. Estiveram presentes, o prefeito Bala Rocha, o presidente da Companhia Docas de Santana (CDSA), Edival Tork, o juiz João Bosco Soares, vereadores e representantes da Marinha do Brasil.
Durante a explanação, os diretores da Caramuru explicaram que já vêm operando com suas atividades desde 2014 em regime de contratos que eram renovados de seis em seis meses. Com a concessão, irão a partir de agora ter a obrigatoriedade de contrapartidas para o município. Ao longo dos anos, serão investidos mais R$ 43 milhões na melhoria portuária.
De acordo com o Antônio Ballan, diretor de logística e portos da Caramuru, os investimentos e objetivos focam na aproximação com a população. Ele destacou a utilização de mão obra local como ferramenta fundamental para que novos investidores possam ser atraídos.
“Nós temos e nos sentimos atraídos para investir no Amapá. Com a concessão, redobramos o compromisso de investir cada vez mais, principalmente, no setor portuário. Isso cria uma perspectiva muito positiva, pois irá atrair novos investidores e gerar empregos”, disse.
Uma das contrapartidas iniciais será na aquisição de uma nova “ship loanding”, modelo de esteira que deverá dobrar a capacidade de embarque e desembarque de grãos. O prefeito Bala Rocha, considera importante a apresentação do plano de investimentos para se ter a noção de como a empresa irá atuar.
“Sabemos que irá ter contrapartidas para o município, mas é preciso ainda ter atenção para que haja o cumprimento das legislações ambientais. Acredito que os investimentos da Caramuru, o porto de Santana irá se modernizar mais e os benefícios sociais como emprego e renda, irão surgir mais rapidamente. A movimentação portuária também será mais rápida, nesse processo de embarque e desembarque”, afirmou.
O presidente da CDSA, Edival Tork, afirmou que após o inicio da melhorias na estrutura portuária, a capacidade e rotatividade de atracação de navios poderá melhorar tendo em vista a rapidez no processo de embarque e desembarque.
“Está incluído nos itens do leilão que a caramuru venceu, a modernização do porto de Santana. Logo no início a aquisição da ship loanding, já conseguiremos notar mais rapidez no embarque e desembarque”, finalizou.
Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/