Vigilância em Saúde, Docas e Anvisa tratam sobre protocolo para o atraque de navio em Santana

Vigilância em Saúde, Docas e Anvisa tratam sobre protocolo para o atraque de navio em Santana

Nesta quinta-feira (26), uma reunião entre a Coordenação de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria Municipal de Saúde, dirigentes da Companhia Docas de Santana (CDSA) e a Coordenação Estadual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, tratou sobre os protocolos sanitários a serem adotados acerca do atraque, no município de Santana, de um dos navios cargueiros de bandeira estrangeira, que estão ancoradas no Rio Amazonas e com tripulantes contaminados pela covid-19.

Os órgãos buscaram esclarecer informações e tranquilizar a autoridade portuária acerca dos procedimentos, de forma garantir segurança tanto à comunidade portuária, quanto à tripulação da embarcação.

Durante reunião, a coordenação Estadual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, reiterou que a embarcação de bandeira Liberiana permanece em quarentena, desde 6 de agosto, e que se o destino de atraque for o município de Santana, o autorizo de atraque e operação só ocorrerá após adoção de todos os protocolos sanitários. A embarcação é monitorada pelo Governo do Estado e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e possui cinco tripulantes com a variante delta da covid-19, todos estão isolados e sob acompanhamento diário da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

Entre as condutas a serem adotadas está a realização de exames antigênicos para a covid-19 em todos os tripulantes, avaliação médica e sanitização das embarcações. Após o processo, a ANVISA fará a fiscalização a bordo para observar as condições higiênicas da embarcação e então liberar o Certificado de Livre Prática – CLP. Conforme já informado pelo estado, as condutas de isolamento, monitoramento, diagnóstico e assistência são as mesmas já realizadas e recomendadas pelas autoridades sanitárias no Amapá.

Comente pelo Facebook

Redação Santana360

Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/