Parceria: PMS e CAU-AP assinam termo de cooperação técnica

Parceria: PMS e CAU-AP assinam termo de cooperação técnica

A Prefeitura de Santana (PMS), assinou no último dia 19, um termo de cooperação técnica com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá – CAU/AP para firmar apoio ao plano de desenvolvimento da cidade. A cooperação acontece por meio de consultorias e elaboração de projetos de políticas públicas, fiscalizações de obras de edificações, campanhas de valorização do profissional de arquitetura e palestras do Programa CAU Educa, sobre zeladorismo urbano e bens patrimoniais, voltadas aos estudantes da rede municipal.

“A primeira ação coordenada pelas instituições deve ocorrer nas próximas semanas com vistorias realizadas por uma equipe conjunta em obras habitacionais e comerciais, no intuito de combater o exercício ilegal da profissão. Adiante formaremos as comissões técnicas responsáveis pelas consultorias e estudos para elaboração dos projetos da gestão, respeitando os critérios para promover a mobilidade urbana, entre outros aspectos que resultam na melhoria da cidade.”, ponderou Welton Barreiros, presidente do CAU/AP.

O Plano Diretor do Município está na pauta para revisão. Com a última versão publicado em 2006, o documento que estabelece as normativas para uso e ocupação do solo, entre outros temas de ordenamento territorial urbano, está defasado e cabe à Secretaria Municipal de Meio Ambiente Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) promover sua atualização.

Helder Lima, secretário da Semduh assina o termo o termo de cooperação.

“Essa é uma condição indispensável para a execução do plano de desenvolvimento da cidade, por isso estamos imersos nos processos, realizando estudos de cenários com levantamento de dados que irão compor o novo Plano Diretor, tendo em vista que Santana cresceu consideravelmente nos últimos quinze anos, trazendo uma nova realidade e com isso novas necessidades que precisam ser atendidas”, explicou Helder Lima, secretário da SEMDUH.

Desenvolvimento

Após efetivar os Conselhos de Habitação de Interesse Social – CMHIS, Conselho Municipal de Políticas Urbanas – CMPU e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMAS, a Prefeitura de Santana, por meio da SEMDUH, agora passa a investir em parcerias com a sociedade civil organizada, iniciativa privada e apoio do parlamento federal para avançar na execução do plano de gestão com agenda que engloba operações de análise e revisão da rede do sistema tributário e reordenamento urbano, legalização fundiária (com entrega de títulos de posse imobiliária/REURB), projetos de saneamento, arborização, incentivo à construção civil, implementação de programas de habitações populares e uso de novas tecnologias na rede de iluminação.

Comente pelo Facebook

Redação Santana360

Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/