Santana ganha usina de oxigênio doada por empresas. Já são 4 equipamentos que o AP recebe a pedido de Davi
Chegou neste sábado (14), em Macapá, a quarta usina de oxigênio do Amapá. Com o agravamento do número de casos de Covid-19, o senador Davi Alcolumbre trabalhou em todas as frentes possíveis para garantir suporte de oxigênio aos doentes.
Em março, duas usinas chegaram ao Amapá. Uma foi instalada em Laranjal do Jari e a outra, no município de Oiapoque. Ambas foram liberadas pelo governo federal e transportadas em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) a pedido do senador Davi.
Em abril, foi a vez de Macapá receber uma usina produtora de oxigênio medicinal, também transportada pela FAB. Para a usina da capital, Alcolumbre foi bater à porta da iniciativa privada que doou o equipamento ao Estado.
Naquela ocasião, o senador Davi assumiu o compromisso, junto ao governador Waldez Góes e do prefeito Bala Rocha, de articular uma quarta usina de oxigênio para o Amapá, a ser instalada no município de Santana.
“À medida que a vacinação avança, diminuem os casos graves de Covid-19, mas há outras doenças e outros pacientes que precisam de tratamento com oxigênio medicinal. A nossa preocupação é melhorar o atendimento do sistema de saúde como um todo”, justificou o senador.
Em Macapá, o maquinário foi recebido por uma comitiva comandada pela prefeita em exercício Isabel Nogueira. Ainda em São Paulo onde cumpriu agenda sobre o desenvolvimento portuário do município, mas, utilizando as redes sociais o prefeito de Santana Bala Rocha fez questão de agradecer o esforço do senador Davi pela articulação do equipamento.
“A usina será instalada nos próximos dias. Isso representa, retaguarda para pacientes em estado grave. Obrigado ao senador Davi por mais este benefício à população de Santana”, disse o prefeito.
Doação veio da iniciativa privada
Desta vez, a usina foi uma doação da AmBev/Coca-Cola. O equipamento veio de São Paulo para Macapá em avião da FAB, também a pedido do senador.
No aeroporto, uma pequena comitiva acompanhou a chegada do equipamento. Estavam lá a prefeita em exercício de Santana, Isabel Nogueira, a secretaria municipal de Saúde, Ithiara Madureira, o secretário de Saúde do Amapá, Juan Mendes, e Jardel Nunes, chefe de gabinete do senador Davi no estado.
Em Santana, o maquinário será instalado nos próximos dias. A usina tem capacidade de produção de 8,5 metros cúbicos de oxigênio por hora, o que garante o atendimento das necessidades de um hospital de médio porte. A produção da usina equivale a 100 cilindros/dia e isto significa a capacidade de atender entre 50 e 100 pacientes por dia.
Davi explica que vem atuando em conjunto com o governo do Estado e prefeituras dos demais municípios, que comandam a instalação e a operação dos equipamentos.
“Com certeza, a rede de saúde, mais equipada, vai prestar um melhor atendimento aos amapaenses que precisam de oxigenação hospitalar. Essa é a quarta usina de oxigênio que conseguimos e que, a partir de agora, fará parte do patrimônio da rede de Saúde do estado para atender a todos os pacientes que dele necessitarem”, concluiu o senador Davi.
Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/