Após reanálise, PGF reconhece que não há incompatibilidade no recebimento de gratificações por militares do AP

Após reanálise, PGF reconhece que não há incompatibilidade no recebimento de gratificações por militares do AP

Após um imbróglio que iniciou há cerca de um ano e meio, e que poderia causar danos financeiros aos militares do ex-território do Amapá e pensionistas. A Procuradoria Geral da Fazenda (PGF), reconheceu atrás de um parecer revisado, que duas gratificações que eram concedidas, não possuíam incompatibilidades em suas remunerações.

Há cerca de um ano e meio, um procurador do PGF analisou serem ilegais duas gratificações. A Gratificação Especial de Função Militar (GEFM) e a Gratificação de Função Militar (GFM). Juntas as duas correspondem a cerca de 20% da remuneração dos militares do ex-território do Amapá e pensionistas. O argumento era que essas gratificações eram incompatíveis com o recebimento da VPExt, por serem da mesma natureza.

No teor da nota técnica que determinava a abertura de processos administrativos individuais, era para que todos (militares do ex-território) apresentassem suas defesas prévias. Desde o conhecimento do parecer e da nota técnica, a Associação dos Policiais Militares do Ex-Território Federal do Amapá, buscou fazer as gestões administrativas e políticas, para reverter essa situação.

“Foi uma luta muito grande, porque essa retirada de valores na nossa remuneração, era significativo. Isso causou muita aflição ao militares e pensionistas que temiam estas perdas. Buscamos as tratativas políticas para evitar que isso acontecesse. O senador Davi Alcolumbre foi incansável e nos ajudou bastante”, disse a major Socorro Modesto, presidente da Associação dos Policiais, Bombeiros Militares e Pensionistas do ex-Território (ASPOMETERFA).

Na última terça feira, 27, saiu o novo entendimento da Procuradoria Geral da Fazenda (PGF), no caso o PARECER Lei nº 11287/2021/ME, definindo que “não há incompatibilidade” no recebimento das gratificações já que ambas são amparadas por lei. Dessa forma, as remunerações vão continuar vindo nos contracheques dos mesmos.

Comente pelo Facebook

Redação Santana360

Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/