Octopus: operação prende secretários de municípios do interior do estado
Uma operação denominada Octopus, deflagrada na manhã desta sexta-feira (23) pelo Ministério Público do Amapá e forças de segurança do Estado, cumpre 50 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão preventiva nos municípios de Macapá, Ferreira Gomes, Cutias, Santana, Itaubal e Tartarugalzinho. Integram a força-tarefa mais de duzentos agentes públicos da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias Militar e Civil.
As investigações iniciaram no ano de 2019, a partir de denúncias formuladas junto ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Amapá (GAECO-AP), que estariam ocorrendo desvios de recursos públicos na prefeitura de Ferreira Gomes.
Com o avanço das investigações, foi possível perceber a atuação da organização em outros municípios do Amapá. Estão sendo apurados crimes como fraude à licitação; organização criminosa; falsidade documental e ideológica; corrupção ativa e passiva; prevaricação e lavagem de dinheiro.
Os policiais cumprem mandados de busca e apreensão em residências, prédios públicos e empresas privadas ligadas a diversos setores.
As equipes são coordenadas pelos promotores de justiça do Gaeco, Andréa Guedes, Socorro Pelaes e Rodrigo Assis. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério Público, o detalhamento e divulgação do balanço da operação será feito na tarde desta sexta-feira, tão logo as equipes retornem dos municípios alcançados pelos tentáculos da organização criminosa.
Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/