Prefeitura de Santana e Governo do Estado iniciam grande ação de limpeza de canais
Na sexta-feira, 29, a Prefeitura de Santana e o Governo do Estado iniciaram uma força tarefa de limpeza e drenagem para desobstrução de canais no município. A ação conjunta visa prevenir alagamentos ocasionados em virtude do período mais intenso de chuvas que se aproxima. Trabalhadores e máquinas estão atuando simultaneamente.
Para os serviços, 80 trabalhadores com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) retirando entulho do interior dos canais. A área externa desses espaços também está recebendo atenção de capina. Já foram encontrados dentro dos logradouros sofás, fogões, geladeiras e até cadeiras plásticas. Além de muito mato e lixo doméstico.
As frentes de trabalho estão ocorrendo ao mesmo tempo em diversos pontos da cidade. No canal do bairro Hospitalidade, na avenida Princesa Isabel, o problema crônico de alagamento das residências está sendo prevenido.
“Essa é uma limpeza que teve a iniciativa do prefeito Bala e já temos várias parcerias, contrapartidas, convênios na limpeza pública, asfaltamento e outras. Esta ação aqui é essencial porque impacta na vida de todos os munícipes na melhoria da saúde, da mobilidade e da segurança. É a Prefeitura e o Governo prestando mais este serviço para a população”, afirmou Waldez Góes, governador do Amapá.
A ação será realizada mesmo durante as chuvas e a previsão é que algumas toneladas de entulho sejam retiradas dos canais. A Prefeitura de Santana já possui o mapeamento dos pontos críticos do município. Canal do bairro Paraíso, Provedor, Hospitalidade e Nova Brasília, estão sendo monitorados e recebendo serviços de limpeza. O Prefeito Bala Rocha, afirma que a ação conjunta beneficia a população.
“É muito ruim as pessoas terem suas casas alagadas durante as chuvas, devido a quantidade de entulho que entope os canais. Por isso, a Prefeitura de Santana e o Governo do Estado, numa ação conjunta, estão trabalhando na prevenção para minimizar os impactos desse problema. Nos canais há muitos eletrodomésticos e entulho, além da vegetação que cresce e acaba entupindo as galerias. Com a maré alta e as fortes chuvas, os alagamentos ocorrem causando prejuízos para a população. Agora, vamos trabalhar para evitar tudo isso”, assegurou o Prefeito Bala Rocha.
O morador Miguel Progênio, que reside no entorno do canal da Princesa Isabel, está otimista com o trabalho. “É muito importante para nós esse tipo de trabalho. Eu já pedi tantas vezes que fosse feito um trabalho aqui, e, até que enfim, os governos municipal e estadual, agora se uniram e estão olhando por nós”, disse.
O secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SEMOP), Anderson Almeida, considera fundamental a conscientização dos moradores para não despejar lixo e entulho nos canais.
“A gente inicia hoje essa grande ação de limpeza e desobstrução dos canais. Precisamos de todo o apoio da população para que não jogue mais lixo nestes locais. Porque se não, a gente não vence nesse trabalho. Vamos atuar nos pontos críticos da cidade para minimizar os impactos das chuvas”, finalizou.
Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/