Prefeitura de Santana lança varredura vacinal contra o sarampo

Prefeitura de Santana lança varredura vacinal contra o sarampo

A Prefeitura de Santana lançou nesta segunda-feira,18, na Unidade Básica Antônio Serieiro, a campanha de vacinação contra o sarampo e atualização da caderneta de vacinação infantil. A varredura vacinal vai até o dia 24 de fevereiro, em todas as salas de vacina das unidades de saúde do município e de casa em casa, através das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).

A varredura alcançará o calendário de vacinação, disponibilizado para as crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos, além do tríplice viral ou dupla viral até 59 anos. “Serão disponibilizadas as seguintes vacinas: BCG, Hb, Tetravalente, VIP, Rotavírus, Pneumocócica 10, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral, Dtp e VOP (Gotinha). As equipe de saúde da família farão a varredura, bairro a bairro”, explicou Ithiara Madureira.

A varredura vacinal disponibilizará atualização da caderneta de crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) busca melhorar os índices de cobertura vacinal, uma vez que Santana enfrenta um surto de sarampo desde fevereiro de 2020, onde foram registrados 114 casos confirmados, 70 descartados e 7 permanecem em investigação. A campanha contará com o apoio do Programa Nacional de Imunização, Organização Pan-Americano de Saúde (OPAS), que atuarão em áreas consideradas descobertas.

Aproveitando o momento, o Prefeito Bala Rocha, se vacinou contra o sarampo e destacou a necessidade da participação de toda a população para diminuir os índices da doença.

“Abrimos a varredura multivacinal com o compromisso de total apoio da gestão e faço um convite às famílias santanenses para que todos e todas possam comparecer às UBS’s. Todas estão funcionando e é importante levar as crianças menores de 5 anos para atualizarem as suas cadernetas”, disse o prefeito.

O sarampo é uma doença viral aguda, considerada uma das mais contagiosas, com potencial para ser extremamente grave, afetando principalmente crianças menores de 5 anos, especialmente as malnutridas e bebês não vacinados, mas que pode acometer também pessoas em qualquer idade, não vacinadas.

Comente pelo Facebook

Redação Santana360

Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/