Deputado Camilo cobra explicações da ONS e convocação do ministro de Minas e Energia à Câmara

Deputado Camilo cobra explicações da ONS e convocação do ministro de Minas e Energia à Câmara

O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP) apresentou nesta sexta, 06, requerimento de informações na Câmara dos Deputados para cobrar explicações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O socialista também subscreve requerimento do Partido Socialismo e Liberdade para convocar o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ao Plenário da Casa. Ambos os documentos pretendem obter explicações sobre as causas que levaram ao apagão que já dura 72 horas no estado do Amapá, a ausência de um sistema de reserva na subestação que incendiou na terça, 03, por volta das 20h30min (a subestação que rebaixa a tensão do linhão de Tucuruí está sob concessão da empresa Isolux) e a falta de um protocolo de emergência para uma solução mais rápida.

“O que estamos vivendo no Amapá é INACEITÁVEL. Precisamos de respostas rápidas. Comerciantes e famílias estão perdendo o pouco que têm, famílias sem água para cozinhar/tomar banho e grandes aglomerações se formando em supermercados, farmácias, postos de gasolina em plena #pandemia”, tuitou Camilo. “Em meio à segunda onda da pandemia da Covid-19 no Amapá não temos como lavar as mãos”, escreveu, dando a dimensão da precariedade decorrente de 3 dias consecutivos sem energia elétrica em 14 dos 16 municípios do estado.

A falta de energia causou a suspensão dos serviços de comunicação (telefonia e internet), falta de água, insegurança e, por conta da grande procura, a ameaça de desabastecimento de alguns itens de alimentos. Emissora de TV local noticiou que quem podia pagar e conseguiu vagas, hospedou-se em hotéis que dispunham de geradores. Energia e internet só é encontrada em alguns pontos da cidade que contam com geradores ou serviço de energia instável.

O prazo anunciado pelo comitê de crise para restabelecer o serviço de energia é de 10 dias. O mesmo comitê anuncia que restabelecerá parcialmente o serviço antes disso. “É muita falta de respeito com o povo do Amapá. Ninguém vê nada parecido em lugar nenhum. Não podemos aceitar isso”, afirma o deputado Camilo.

Comente pelo Facebook

Redação Santana360

Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/