Acordo de cooperação do projeto ‘Transformando Vidas’ é renovado em Santa
Jonhwene Silva/Da Redação
Desde 2019, um acordo de cooperação técnica tem possibilitando uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Santana (PMS), o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) e o Instituto de Administração Penitenciária do Estado (Iapen) para a ressocialização de reeducandos. Em 2024, o acordo foi firmado novamente e está em vigor desde março.
O “Transformando Vidas” é idealizado pelo TJAP com apoio de parceiros e visa a capacitação profissional de internos dos regimes semiabertos, abertos e egressos. Outro objetivo é possibilitar a reinserção social, a remissão de pena, o resgate da autoestima, a reconstrução dos vínculos familiares e a melhoria socioeconômica. Atualmente, cerca de 100 reeducandos estão trabalhando na Secretaria Municipal de Obras (SEMOP).
“Esses internos atuam na limpeza de canais, roçagem de praças e pavimentação asfáltica. É um projeto que chega ao número de cem presos e tem o objetivo de contribuir na reinserção deles na sociedade, além de ajudar no desenvolvimento da cidade. No início da parceria, eram cerca trinta e oito”, destaca Franz Muller Rodrigues, coordenador do projeto.
Outra finalidade do projeto é contribuir para a diminuição da reincidência em ilícitos, reduzindo os impactos em suas vidas.
“Uma constatação clara é a diminuição dos ilícitos. Isso melhora a vida dos reeducandos e, como consequência, ocorre a redução de pena. Além disso, contribui para a diminuição da desigualdade social por meio do trabalho”, finaliza Franz Muller.
Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/