CSA firma parceria com o Instituto Trata Brasil em encontro sobre os desafios e perspectivas do saneamento no Amapá  

CSA firma parceria com o Instituto Trata Brasil em encontro sobre os desafios e perspectivas do saneamento no Amapá  

A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) realizou na última terça-feira, 11, o Encontro Desafios e Perspectivas do Saneamento no Amapá, com a participação do Instituto Trata Brasil e demais autoridades com atuação relacionada ao tema no estado. Aberto ao público, o evento aconteceu no Museu Sacaca, na capital, e compõe o calendário de ações alusivas à comemoração do primeiro ano de atividades da CSA, celebrado neste mês de julho.   

Durante o encontro, foram abordadas perspectivas para contribuir com o avanço no saneamento básico da região norte e estratégias para proteger os recursos hídricos disponíveis. Na oportunidade, a CSA firmou parceria de trabalho com o Trata Brasil, instituto nacional que produz informações sobre saneamento e mobiliza a sociedade em prol da universalização de água e esgoto.  

Luana Pretto do Trata Brasil: “Esta parceria representa mais transparência aos dados do saneamento no Amapá”.

“Sabemos que o Amapá é um dos estados que tem maior desafio em relação ao tratamento da água e coleta de esgoto, por isso, nosso objetivo é estar aqui apoiando e acompanhando a evolução dos indicadores com a CSA. Esta parceria representa mais transparência aos dados do saneamento no Amapá”, explica Luana Pretto, presidente executiva do Instituto Trata Brasil.  

Plataforma E+

O evento também marcou o lançamento do Programa E+ Saúde para os amapaenses. O programa faz parte da Plataforma E+, que reúne iniciativas que contribuem para o desenvolvimento socioambiental das localidades onde o Grupo Equatorial Energia atua. No Amapá, a CSA é composta pela união do Grupo Equatorial e da Sam Ambiental, pertencente ao Grupo Aterpa.  

“Quando falamos de saneamento, estamos falando de saúde preventiva e esta é uma das nossas missões com as frentes de trabalho na plataforma E+. Estamos próximos da comunidade e atuaremos em parceria com diversos atores sociais para buscar o desenvolvimento que queremos para as famílias amapaenses”, destaca Geaneide Vilhena, executiva de Comunidade da CSA.  

Programação

O encontro ocorreu durante todo o dia com a programação aberta para contribuições dos participantes convidados a palestrar e de perguntas do público em geral.  

Estiveram presentes o vice-governador do estado, Teles Júnior, membros da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Amapá (Arsap), o promotor de Justiça, André Araújo, a professora da Universidade Federal do Amapá, Karina Valverde, o prefeito de Amapá, Carlos Sampaio, presidente da Associação dos Municípios (Ameap), diretoria do Grupo Aterpa, Grupo Equatorial Energia, representantes da sociedade civil organizada e acadêmicos.  

Primeiro ano  

A CSA iniciou suas operações estado em julho de 2022 com a concessão dos serviços de água e esgoto nas áreas urbanas dos 16 municípios do estado por 35 anos. Neste primeiro ano de trabalho, o foco da concessionária foi reabilitar e modernizar a infraestrutura recebida e trabalhar pela ampliação dos serviços.  

 Grandes obras estruturantes foram iniciadas e começam a ser entregues, como a adutora de água da zona norte de Macapá, a recuperação de todas as estações de tratamento dos municípios, a captação de água do Rio Amazonas e a estação de tratamento de Macapá, que atende 70% da capital. Mais de R$100 milhões foram investidos nos primeiros meses de atuação.  

O presidente da CSA, José Ailton Rodrigues, apresentou o levantamento de ações em andamento neste primeiro ano de empresa, os desafios enfrentados para universalização dos serviços de água e esgoto, os investimentos realizados e a satisfação de poder contar o Trata Brasil neste processo.  

“Celebramos o primeiro ano de trabalho diário pela transformação das operações de água e esgoto no Amapá. Sabemos que todo o investimento e empenho das nossas equipes vão refletir na mudança do cenário que encontramos quando chegamos. Demos o pontapé inicial para isso e ficamos muito felizes em saber que temos o Instituto Trata Brasil como parceiro no acompanhamento de indicadores e na expectativa da chegada do desenvolvimento social que tanto buscamos”, concluiu Rodrigues.  

Comente pelo Facebook

Redação Santana360

Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/