Governo do Amapá ativa Penitenciária de Segurança Máxima

Governo do Amapá ativa Penitenciária de Segurança Máxima

O Governo do Amapá ativou nesta quarta-feira, 7, mais uma instalação estratégica para a Segurança Pública do Amapá: a Penitenciária de Segurança Máxima, integra o planejamento do Estado para a reestruturação e aprimoramento do sistema prisional.

Resultado de mais de R$11,8 milhões em investimentos, com capacidade para 196 internos, a estrutura está localizada em área estratégica e conta com forte tecnologia de vigilância e monitoramento. De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Cel. Carlos Souza, a nova penitenciária irá desempenhar função decisiva na desarticulação de organizações criminosas.

O local possui uma única via de acesso que, assim como toda a área da estrutura, é amplamente monitorada.

“É uma solução definitiva para as situações onde indivíduos envolvidos com o crime organizado e de alta periculosidade devam cumprir regime penal diferenciado. Em vez de enviarmos para outros estados, toda a estrutura foi pensada para o devido isolamento destes apenados”, ressaltou.

O gestor frisou, ainda, que toda a área é monitorada por uma rede de câmeras de alta precisão, que captam e registram todos os ambientes no interior e no entorno da penitenciária, além de captar detalhes a longas distâncias. A tecnologia foi instalada em parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP).

“O que temos aqui é uma estrutura que possibilita o efetivo cumprimento da Lei de Execuções Penais, em todos os casos onde os reeducandos devam cumprir em regime diferenciado. Estimamos um custo de aproximadamente R$50 mil, cada vez que um interno é transferido para presídios em outros estados. É economia para as contas do Estado e um avanço significativo para toda a Segurança Pública”, enfatizou o presidente do TJAP, desembargador Rommel Araújo.

A cadeia é composta por celas isoladas, inclusive para atendimentos de saúde ou audiências com a Justiça, que ocorrerão por videoconferência, evitando deslocamentos.

Regime Disciplinar Diferenciado

O equipamento é voltado para indivíduos de alta periculosidade e integrantes de organizações criminosas, onde, a partir de determinação judicial, o Estado poderá aplicar o RDD – Regime Disciplinar Diferenciado, disposto no artigo 52 da LEP (Lei de Execução Penal).

É uma forma especial de cumprimento da pena no regime fechado, que consiste na permanência do apenado (provisório ou condenado) em cela individual, com limitações ao direito de visita e do direito de saída da cela, entre outras sanções.

Reestruturação Prisional

O secretário da Sejusp relembrou, ainda, a ordem de serviço entregue no mês de novembro para construção da Penitenciária de Segurança Média, no Km 17 da BR-210, vocacionada para ressocialização. Com previsão de entrega em até um ano, ambas as instalações somarão 700 novas vagas no sistema prisional do Estado, posicionando assim o Amapá com a melhor proporção preso-vaga do país, com a perspectiva de zerar superlotações.

Estrutura

O local possui uma única via de acesso que, assim como toda a área da estrutura, é amplamente monitorada – as câmeras são capazes de identificar detalhes até mesmo do outro lado da rodovia Duca Serra, localizada em frente ao Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

Logo na entrada, uma câmara a que visitantes, servidores e apenados são submetidos, detalha minuciosamente todos objetos que possuam. A cadeia é composta por celas isoladas, inclusive para atendimentos de saúde ou audiências com a Justiça, que ocorrerão por videoconferência, evitando deslocamentos de quem deve cumprir pena em regime diferenciado.

“É um avanço histórico para a Polícia Penal, e que fará toda a diferença para todo o sistema de segurança pública e de justiça no Amapá.”, celebrou o diretor-presidente do Iapen, Lucivaldo Costa.

Comente pelo Facebook

Redação Santana360

Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/