PMS realiza blitz educativa em alusão ao Setembro Amarelo, Verde e o Dourado: Valorizando a vida e a inclusão social

PMS realiza blitz educativa em alusão ao Setembro Amarelo, Verde e o Dourado: Valorizando a vida e a inclusão social

A Prefeitura de Santana realizou nesta terça-feira, 06 de setembro, uma Blitz educativa na Rua Ubaldo Figueira, próximo ao supermercado Fortaleza, em Santana. O público alvo era a população que transitava no local, através de motos, carros, bicicletas e até mesmo andando. Todos que passaram por lá, receberam orientações com intuito de conscientizar sobre o suicídio e depressão, o câncer infanto-juvenil e a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência, juntamente com a entrega de panfletos. 

De acordo com a vice-prefeita, Isabel Nogueira, o mês de setembro é um mês recheado de causas importantes, e o poder público não tinha como ficar de fora: “É preciso que cada vez mais a gente possa valorizar a vida e a inclusão social e esse mês traz essa temática de forma muito forte, tratando de três causas muito importantes que é o Setembro Amarelo, Verde e o Dourado”, afirma. 

O Setembro Amarelo tem como objetivo a conscientização sobre à prevenção do suicídio.

O Setembro Verde tem como objetivo a conscientização sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, criado em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), instituído pela Lei nº 11.133/2005. Desde 2006, a sigla PCD passou a ser a definição oficial para Pessoas Com Deficiência. Pelo fato de a deficiência ser apenas uma das características da pessoa. 

O Setembro Dourado trás consigo a conscientização do câncer infanto-juvenil. O período é utilizado para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento do câncer infanto-juvenil, falando sobre os sinais e sintomas como: palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea, inchaços ou caroços, perda de peso inexplicada, febre, tosse persistente ou falta de ar e sudorese noturna. 

O Setembro Amarelo tem como objetivo a conscientização sobre à prevenção do suicídio. Um mês que é dedicado de forma mais intensa para discussões sobre transtornos mentais, como por exemplo a depressão, que é uma das principais causas de suicídio. A psicóloga e coordenadora de saúde mental do município, Silva Melo, expressa a importância da escuta: “É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha”, disse. 

Durante todo o mês de setembro as Secretarias de Assistência Social, de Saúde, de Educação, de Juventude e de Assistência à Mulher em parceria com a ONG Carlos Daniel, contarão com programações exclusivas para cada eixo, tanto para os atendimentos psicológicos intensificados, como programações organizadas em palestras com os profissionais mestres e doutores, assim como o médico oncologista que está vindo exclusivamente do estado de São Paulo. 

Comente pelo Facebook

Redação Santana360

Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/