Conheça Raíssa, a jovem promessa do futebol amapaense que sonha jogar no Independente
Nos mais remotos confins da Amazônia e bem aqui, no Amapá, uma jovem de apenas de 17 anos que joga futebol, sonha vestir a camisa de um dos mais tradicionais clubes amapaenses, o Independente Esporte Clube. Raíssa Araújo Paiva, mora na foz do rio Amazonas, mais precisamente no rio Furo Grande, município de Mazagão. A jovem promessa do futebol faz parte do projeto social Passaporte para Vitória enfrenta muitos desafios para treinar, entre eles, pelo menos uma hora de viagem.
A adolescente que dá os primeiros passos no futebol, tem uma luta diária para tentar realizar o sonho de jogar futebol. Moradora ribeirinha, ela vive uma rotina dura. Acorda às 5 da manhã, viaja cerca de uma hora no rio em uma “rabeta” (espécie de embarcação muito comum na Amazônia). Após chegar a sede do município de Mazagão Velho, enfrenta mais uma hora de van, até chegar ao local de treino do projeto Passaporte para Vitória.
O sonho da menina é uma herança que vem de berço. Os pais sempre gostaram do futebol e jogavam pela região ribeirinha, participando de torneios. Daí, surgiu a vontade de Raíssa em jogar. Dona Florentina, revela que eram comuns os relatos que amigos e parentes que identificam potencial na jovem e por isso, junto com o esposo, decidiram apoiar.
“Essa vontade dela, acredito que vem de pai e mãe. A gente jogava por aqui na região, mas nunca tivemos um sonho mesmo de jogar. A Raíssa sempre foi diferenciada e mostrava força de vontade. Foi quando surgiu o projeto Passaporte para a Vitória que decidimos apoiar com todos os esforços, para ela tentar realizar o sonho dela”, disse dona Florentina.
Levando uma vida muito tranquila, a família de Raíssa sobrevive da agricultura. Há apenas dois meses no projeto social, o talento da jovem foi identificado pela coordenação no Passaporte para a Vitória que tem como idealizador o ex-jogador de futebol Léo Moura. No polo que fica no município de Mazagão, a menina vem sendo tratada com uma grande promessa e com grandes chances de jogar profissionalmente. Por enquanto, ela intensifica a reta final no terceiro ano do ensino médio, tendo como prioridade, os estudos.
“A Raíssa é uma grande talento que nós estamos tendo todo o cuidado. Ela tem um sonho de jogar profissionalmente e no Independente que um grande clube amapaense. Vamos cuidar disso com muita atenção já que a prioridade é os estudos. Estamos analisando com muito carinho para que quem sabe, esse ano ela consiga realizar o sonho de jogar no Independente”, afirmou Abrahão Costa, coordenador geral do projeto Passaporte para a Vitória na região norte.
Enquanto Raíssa não realiza o sonho, a adolescente treina forte aguardando a oportunidade de mostrar o talento. Mesmo no local onde mora, a menina não larga a bola e faz embaixadinhas ali mesmo na passarela às margens do rio Furo Grande.
“Eu fico aqui em casa mesmo brincando com a bola. Fico contando as horas para os dias de treino. Eu sei que ainda sou muito nova e preciso terminar meus estudos. Mas, vou continuar treinando até realizar meu sonho. Sei também que não será fácil e vou tentar com todas minhas forças. Tenho muita fé em Deus que tudo vai dar certo”, finalizou Raíssa.
Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/