Jaguatirica morre após ser capturada por moradores na área urbana de Santana
Uma jaguatirica macho foi capturada por moradores nesta quarta-feira (27) após ser vista correndo em uma rua da área urbana do município de Santana. Minutos após ser resgatado pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM), o animal morreu no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).
O Batalhão Ambiental informou que o Cetas não informou a causa da morte, porém, ainda de acordo com a PM, a jaguatirica estava bastante estressada devido a captura feita pelos populares. O felino foi capturado no bairro Provedor por volta de 10h30. A suspeita da PM é que a jaguatirica estava sendo criada por um morador e fugiu do cativeiro, mas ninguém se apresentou como responsável pelo animal.
Quando o Batalhão Ambiental chegou, a jaguatirica estava amarrada e imobilizada, apresentando pequenas lesões numa das patas e próximas do pescoço ocasionadas pela captura. A jaguatirica é um mamífero da família dos felinos, nativa da América, considerado o terceiro maior felino do continente, depois da onça pintada e do puma. Geralmente, pesam entre 7 e 16 quilos e está em extinção desde o final da década de 80.
A circunstâncias sobre o aparecimento do animal em via pública serão investigados, assim como a hipótese dela estar sendo criada como animal doméstico, o que configura crime ambiental.
Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/