Depois da mãe que teve catarata congênita, Mais Visão opera filha de dois meses, que nasceu com o mesmo problema
Eram 6h30 da manhã quando Marluce Barreto Vaz chegou ao Hospital de Clínicas Doutor Alberto Lima (HCAL) nesta quarta-feira (29). Ela estava com os óculos escuros necessários à cicatrização dos pacientes que passam por cirurgias de catarata. No colo, levava Laura Daniele, sua filha, de apenas dois meses de idade. A bebê estava a um passo de poder enxergar o mundo pela primeira vez. Isto porque a garotinha nasceu com catarata congênita em ambos os olhos e, minutos depois, seria operada, de graça, pelo programa Mais Visão.
Mais de 200 mil atendimentos
O projeto, idealizado e viabilizado com recursos de emenda parlamentar pelo senador Davi Alcolumbre, é executado pelo GEA em parceria com os Capuchinhos, e completou um ano de funcionamento este mês contabilizando mais de 200 mil atendimentos.
O milagre caprichado de Deus
Para o coordenador executivo do Mais Visão, Luciano Goulart, o programa opera pequenos milagres todos os dias, ao dar mais qualidade de vida e devolver autonomia a milhares de pacientes. Mas, segundo ele, “há dias em que Deus capricha no tamanho do milagre, e esta quarta-feira foi um desses dias”.
A cirurgia de Laura Daniele levou exatos 8 minutos para ser realizada no primeiro olho e 9 minutos, no segundo olho. Em poucos dias, a garotinha começará a ver o rosto das pessoas, as mãos que a seguram e o mundo que a cerca.
Mãe e filha: emoção em dobro
A emoção foi em dobro porque a mãe de Laura, Marluce Barreto Vaz, também nasceu com catarata congênita. O detalhe, a feliz coincidência ou o “milagre caprichado” é que Marluce foi operada ainda na infância, mas somente no último domingo (26), também pelo Mais Visão, ela teve a função restaurada, porque a cirurgia da infância a deixou afácica (sem cristalino) e o Mais Visão implantou a lente que lhe restituiu a integridade da visão. Amanhã (30), ela se submete à cirurgia de implante de lente no outro olho.
“É um dia muito especial e muito esperado por mim. Eu só tenho a agradecer a Deus, à equipe do Mais Visão e ao senador Davi. Não fosse esse programa, a gente não saberia o que fazer. Eu também fiz a cirurgia pelo Mais Visão, estou com 3 dias de operada e já estou enxergando super bem! Fiz a cirurgia só de um olho, e já amanhã foi vou fazer [a cirugia] do outro olho. Ė uma emoção tão grande que a gente fica até sem palavras’, disse Marluce.
Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/