Prefeito Bala reativa Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Santana

Prefeito Bala reativa Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Santana

Com a cerimônia de posse dos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMAS, ocorrida na noite da última quinta-feira, 10, a prefeitura reativa o colegiado que estava extinto desde 2018. A iniciativa acontece conforme resolução do Decreto nº 1257/2021, que integra o pacote de medidas elaboradas para efetivar o pacto de preservação e conservação ambiental de Santana.

Durante a solenidade, o prefeito Bala Rocha destacou o viés ambiental do programa de desenvolvimento do município, que inclui, entre outras ações, a execução de macrodrenagem para prevenir inundações, projetos paisagísticos e a universalização do sistema de fornecimento de água tratada, com recursos garantidos por meio da parceria com governo do Estado e BNDS (Banco do Desenvolvimento). Bala falou ainda sobre a importância de validar projetos de arborização e paisagismo com investimentos que geram impactos positivos na saúde física e mental da população.

“O COMDEMAS é um instrumento de participação democrática da sociedade civil na tomada de decisões da gestão pública e também grande motivador para o aceleramento do programa de desenvolvimento de Santana, em andamento, e que hoje avança no aspecto ambiental com a contratação da empresa responsável por formatar o projeto orla e o projeto de arborização e paisagismo da nossa cidade. Sabemos o quanto a construção de um ambiente agradável influencia na saúde física e mental das pessoas”, ponderou.

De caráter consultivo e deliberativo, o COMDEMAS é composto por representantes do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada, e tem como finalidade a aplicação de uma gestão ambiental amplamente democrática, com atuação participativa na elaboração de políticas públicas para o setor, com foco na sustentabilidade.

No ato da posse como presidente do COMDEMAS, Hélder Lima, secretário de Meio Ambiente Desenvolvimento Urbano e Habitação, parabenizou os membros por aceitarem o convite para integrarem o conselho e reforçou o compromisso do órgão no sentido de despertar uma cultura ambientalista de preservação e conservação da natureza com ações de compensação aos danos naturais acumulados ao longo dos anos.

“Com a reativação do COMDEMAS esperamos transformá-lo num conselho de atuação efetiva, capaz de trazer as reais demandas da sociedade, sobretudo por meio de ações de incentivo à cultura ambiental de preservação, conservação e remediação de mazelas como lixeiras viciadas, entre outras”, declarou o presidente do conselho.

Comente pelo Facebook

Redação Santana360

Site criado exclusivamente para noticiar fatos de Santana. Se você tem alguma sugestão de pauta sobre Santana, nos envie no email: santana360.suporte@gmail.com ou mande no messenger da nossa FanPage: https://www.facebook.com/santana360ap/